Os animais de Brumadinho

Os animais de Brumadinho
4 de fevereiro de 2019 Miabita

 

Mais um ecocídio no Brasil. O crime cometido pela empresa Vale, com o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração no dia 25/01, deixou vítimas e ainda deixa destruição por onde a lama tóxica passa. Pessoas, animais, floresta, rios, tudo foi levado.

 

É um dos maiores “desastres” ambientais e as equipes de resgate ainda trabalham incansavelmente na esperança de encontrar alguém.

Para ajudar nas buscas, os bombeiros estão contando com os heróis-cachorros, animais treinados para resgates em tragédias, como a de Mariana em 2015, provocada pela empresa Samarco, e a de Brumadinho de agora. Hunter, Bravo, Iron e Chewbacca são alguns dos cães farejadores que estão trabalhando junto aos seus tutores bombeiros nas buscas por sobreviventes e corpos. Eles vieram de Santa Catarina e já estão há alguns dias em Minas Gerais trabalhando.

Os cães indicam os locais onde pode haver vítimas, e isso permite aos bombeiros um trabalho mais focado e certeiro, no meio do mar de lama tóxica.

  

Além de humanos, os cães também encontraram outros animais que precisavam de ajuda.

E o esforço para o resgate desses animais também está sendo enorme, como vocês podem ver no vídeo:

O lucro de um não pode ser sinônimo da dor de muitos. Executivos precisam ser punidos, empresas precisam pagar por seus crimes. Que dessas tragédias todas possamos tirar várias lições de como o sistema deve ser repensado pelo bem de todos.

Às vítimas, aos familiares, aos amigos, à natureza, o nosso sentimento e envio de energia para que se possa ter um pouco de paz.

Fontes das mídias: Reuters, G1, Uol e Folha.