Cuidados com seu pet no verão!

Cuidados com seu pet no verão!
12 de dezembro de 2018 Miabita

Vem verão!

Amamos essa estação, mas tanto nós humanos quanto nossos pets, devemos tomar alguns cuidados para que o verão não vire pesadelo.

Hidratação intensa, manutenção dos pelos, passeios regulados e em horários específicos, são alguns dos cuidados que devemos ter com os nossos queridos de quatro patas.

Atenção redobrada para animais de raças braquicefálicas (de focinhos curtos, que têm dificuldade em manter a troca de ar eficiente com o ambiente), como: boxer, pug, lhasa, bulldog, gatos persas.

1. Água e ambiente frescos

Manter várias tigelas de água em locais com sombra é o ideal. Troque a água regularmente, e opte por vasilhas de inox ou porcelana, que mantêm a temperatura ideal do líquido por mais tempo. Em dias mais quentes, coloque cubos de gelo na água para refrescar.

O animal não deve ficar exposto ao sol durante o dia todo. Mantenha ele em ambientes com fluxo de ar e cobertura com sombra.

2. Passeios

Os passeios devem ser feitos antes das 10 horas da manhã, e após às 16 horas, quando o sol está menos intenso. Cheque o piso no qual o animal vai andar. Lembre-se: eles não usam calçados, então se está quente para você, vai estar quente para ele. Sentir a temperatura do piso é fundamental para evitar queimaduras e ferimentos nas patas.

3. Passeios de carro

Ligue o ar condicionado ou mantenha todos os vidros abertos para circulação de ar. Nunca deixe seu animal preso no carro, mesmo que seja por pouquíssimo tempo.

4. Tosa e parasitas

Para animais de pelos longos, mantenha a tosa em dia. Além disso, cuide para infestações de pulgas e carrapatos. Em estações mais quentes, os parasitas fazem a festa!

5. Alimentação

Assim como nós, os pets devem manter uma alimentação mais leve em estações mais quentes. Forneça frutas como melão ou melancia gelados, que possuem muita água. Prefira rações e alimentos sem corantes e sem muitos conservantes. Mantenha a alimentação em horários específicos e de menor intensidade do calor.

Cães e gatos tendem a ficar mais letárgicos no verão e dias quentes. Mas preste atenção em seus comportamentos. Animais muito dormentes ou sem energia podem estar doentes. No verão, a visita ao veterinário deve ser mais constante.

Até mais! 🙂